Alunos observando o desenvolvimento da horta. |
No dia 17 de maio de 2011, nós, alunos do 4° ano B da EMEF Professor Antônio Ribeiro, fomos visitar o Viveiro de Mudas Municipal.
Lá, além de aprendermos um pouco mais sobre plantas, adubos e o solo, tínhamos um objetivo maior: aprender como fazer uma horta, porque faremos uma em nossa escola.
Logo que chegamos, assistimos uma palestra sobre a reciclagem e a separação do lixo em material orgânico e inorgânico.
A palestrante nos informou que é importante separarmos em nossas casas os materiais recicláveis do lixo orgânico, e se possível ainda, separar os restos de comida das cascas de frutas, ovos e vegetais, pois estes podem ser usados para fazer o adubo orgânico, muito útil para colocar em plantas ou hortas.
Depois recebemos algumas dicas de como realizar o plantio adequado de mudas e fomos visitar a horta.
Em princípio, a palestrante nos disse que as sementes são plantadas na terra e que quando nascem as primeiras mudas são colocadas em tubetes, mas depois, quando ficam maiores, são passadas para sacos para posteriormente serem plantadas no chão.
Todas essas informações serão muito importantes para nós no momento em que fomos começar a fazer a horta da escola.
Por fim, vimos também uma enorme montanha de lixo orgânico sendo cuidada para ser transformada em adubo para ser colocado nas plantas.
Nesse passeio todos puderam perceber que é necessário preservar a natureza com atitudes bem simples como plantar uma árvore, não jogar lixo nos rios e economizar energia que fazem a diferença.
Agora, um pequeno pedido de todos nós do 4º ano B:
“PESSOAL, VAMOS AJUDAR A NATUREZA!”
(Autores: Alunos do 4º ano B)
Palestra sobre o lixo. |
Aprendendo a separar o lixo orgânico do reciclável. |
Tubetes onde são plantadas as mudinhas. |
Mudas transplantadas para o saco plástico. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário