quinta-feira, 20 de outubro de 2011


JOGUE LIMPO COM O MEIO AMBIENTE:

use somente sabão reciclado!


 
De acordo com a Assessoria de Meio Ambiente da Sabesp, estima-se que, no Brasil, 2 bilhões de litros de óleo sejam consumidos em frituras e produtos industrializados por ano, sendo que a previsão é de que somente 5% sejam reciclados.
Outro registro destaca ainda que um litro de óleo de cozinha tem a capacidade de contaminar até um milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de um ser humano por 14 anos.
Habitualmente jogado em pias ou ralos, o óleo de fritura provoca um grande mal ao Meio Ambiente, podendo originar sérios problemas de entupimento na tubulação de esgoto, mau cheiro, poluição das águas dos rios e a morte de várias espécies aquáticas.
A boa notícia é que nós podemos contribuir para que seja feita a reciclagem do óleo de fritura, isso porque, depois de reciclado e livre de impurezas, o óleo de cozinha é destinado para as usinas de biodiesel e indústrias de fabricação de tintas e de sabão.
Portanto, se você quer ajudar o Meio Ambiente, evite que o óleo seja jogado pelo ralo a baixo!
Uma boa alternativa para reaproveitar o óleo de fritura da nossa casa é na fabricação caseira de sabão. Mas atenção à dica: primeiro deixe esfriar o óleo utilizado e depois, com a ajuda de um funil, coloque-o dentro de uma garrafa pet.
Depois, é só seguir a receita abaixo!

RECEITA DE SABÃO RECICLADO


* Ingredientes
-6 litros de óleo usado em fritura;
-2 litros de água morna;
-1 quilo de soda cáustica;
-1 copo de sabão em pó;
-1 copo de detergente;
-2 colheres (sopa) de açúcar;
-2 colheres (sopa) de vinagre.













* Modo de fazer
Coloque em um recipiente (balde plástico com capacidade para 15 litros) a água morna e dissolva a soda cáustica, com cuidado. Acrescente o óleo e os demais ingredientes e vá mexendo sempre para a mesma direção durante 30 minutos, quando a massa deva estar consistente. Despeje em formas para dar o formato que desejar (pode ser caixa de leite vazia). Deixe descansar por 24 horas.

















* Rendimento
Aproximadamente 40 pedaços.


ATENÇÃO:

O manuseio da soda cáustica deve ser feito apenas por adultos
e com o uso de luvas, pois em contato com a pele,
pode causar graves queimaduras.

Nenhum comentário: